NÓS, NO "CAFÉ, CANELA & CHOCOLATE"

| on
fevereiro 03, 2014
2013 acabou bem!
Vejam a minha participação no desafio "bloggers e gravidez" no Café, Canela e Chocolate da querida Sofia Serrano.


1- Gravidez normal ou de risco? A minha gravidez foi normal até às 11 semanas e de risco a partir daí. Fiquei com hipertensão gestacional muito cedo e devido ao risco de pré-eclampsia tive de ter muitos cuidados.

2- Gravidez passada a trabalhar ou de repouso?
Mais de metade a trabalhar (até às 26 semanas) e depois em repouso forçado até ao final. Tinha o grande desejo de trabalhar até 15 dias antes do parto, mas cedo percebi que nunca seria possível. Hoje vejo que, desde que fiquei em repouso, a gravidez foi totalmente diferente: mais tranquila, mais apaixonada, vivida com menos medos e mais alegria.

3- Diga um alimento que deixou de conseguir comer durante a gravidez e um que se tornou mais apetecido. Deixei de conseguir comer toda e qualquer iguaria do McDonald’s (o que não foi mau de todo) e a grande novidade foi um desejo incontrolável por morangos, de que nunca gostei e passei a gostar.

4- Fez exercício durante a gravidez? Que tipo? Não fiz grande coisa para além de caminhadas e mesmo essas foram restringidas por indicação médica. Depois no final fiz aqueles exercícios básicos da preparação para o parto.

5- A gravidez fez com que mudasse hábitos do dia-a-dia? Sim. Passei a ter muito mais cuidado com alimentação e com toda e qualquer actividade que fizesse subir a tensão arterial. Fazia as coisas habituais mas mais devagar. Passei a meditar e a abusar das técnicas de relaxamento.

6 - Qual foi a coisa que mais gostou da gravidez? Sentir o bebé mexer, sem dúvida. E adorava ver-me de barriga grávida, passeava a minha barriga com muito orgulho!

7- Como foi o parto? Se pudesse escolher o tipo de parto, o que teria escolhido? O parto foi uma cesariana marcada por indicação do obstetra, e creio que teria sido, mesmo que não fosse marcada, porque o Enzo estava em posição transversa. Se pudesse escolher, teria escolhido cesariana, tendo em conta as especificidades da minha gravidez, não me sentiria de todo segura com todo o envolvimento de um parto normal. Mas se voltar a ter filhos gostava muito de ter um parto normal.

8- Era capaz de ter um parto em casa? Não.

9- Gravidez ou puerpério - o que é melhor? A gravidez para mim foi melhor. Mas o meu puerpério também foi espectacular! Recuperei muito rápido e muito bem. Adorei ambos.

10- Amamentou? Porquê?
Sim, amamentei. Antes de engravidar nunca tinha pensado se um dia que tivesse filhos quereria ou não amamentar, mas quando comecei a entrar no tema logo percebi que não amamentar para mim não era opção. Amamentei porque achei que o leite materno ofereceria maior proteção ao meu bebé e porque adorava dar de mamar, a nível emocional foi muito gratificante também.


[...] A totalidade da entrevista, aqui!
Be First to Post Comment !