FELIZ 2014!

| on
dezembro 31, 2013
Este último ano foi ano de sentir a mudança em mim. Aprendi mais em 2013 do que nos anteriores 10 anos da minha vida, não tenho muita hesitação em afirmar isto. Parece estranho conseguir admitir tal coisa nesta fase da vida, mas foi um ano de pura descoberta e reflexão interior, de instrospeção, de abandonar lugares comuns e ideias pré concebidas. De alimentar novos hábitos e abandonar antigos. De pensar de forma diferente e digerir o que a vida foi oferecendo. Ao longo deste ano, criei um filho, criei um blogue, criei relações e criei e recriei-me a mim própria. Felizmente tenho esta excelente capacidade de olhar para as coisas mais positivas porque à primeira vista, 2013 não foi um excelente ano.

Aprendi:

A valorizar mais a família e a mim própria.
Que às vezes devemos olhar mais por nós e não tanto pelos outros, mesmo que isso lhes pareça egoísmo.
A estabelecer prioridades que me parecem mais acertadas agora.
A ser ainda mais resiliente.
Que nem tudo acontece como nós queremos.
Que ninguém morre se nem tudo acontecer como nós queremos.
Que a dor física e psicológica, quando em simultâneo custa a passar mais do que seria desejável.
Que há acontecimentos que deixam marcas para toda a vida.
Que devemos deixar os outros aprender sozinhos e seguir o seu caminho, mesmo sabendo que se podem magoar.
Que às vezes falta coragem para tomar a atitude que tanto se quer.
A ser mais paciente.
A ser mais emocional. As lágrimas escorrem-me mais facilmente desde que fui mãe. Sou menos gelo e menos pedra.
A não julgar as pessoas à primeira vista, ninguém sabe a totalidade da história dos outros para poder emitir opiniões gratuitas.


Aprendi com a blogosfera também:

Aqui aprendi a reflectir sobre minimizar. Agora prefiro a qualidade e exclusividade à quantidade e massificação. Sou mais selectiva nas escolhas e muito mais simples, desapegada e desencucada.
Aqui aprendi a reflectir que quase tudo depende mais de mim do que dos outros. Agora dou bem mais atenção às minhas decisões e escolhas e à forma como as minhas atitudes impactam a minha vida e a vida dos que me rodeiam.
Aqui descobri inspiração que não tinha antes. Agora valorizo mais o fora do comum, a originalidade, a simplicidade, a forma positiva de encarar a vida.
Aqui aprendi a ser mais atenta e prática. Agora sou uma pessoa mais informada e mais descomplicada. Mais apta e polivalente.

Que 2014 seja bom, suave, de amor, de concretização, de lufadas de ar fresco, de carinho. Que seja rico em saúde, em amizade. Que seja tudo o que cada um de nós quiser.
 

 

FELIZ NATAL!

| on
dezembro 24, 2013
Não é segredo que esta é a minha época do ano favorita, por diversos motivos e também porque agrega em si:

- o meu aniversário - data propícia de celebração por si só, celebração da vida, de mais um ano com saúde e amor.

- o Natal – altura de reunião familiar, de calor humano à volta da mesa, risos e talheres a fazerem-se ouvir, a celebração da união da família por excelência, a retoma dos sabores típicos e tão próprios desta altura, o cheiro a canela, as crianças de olhos brilhantes pelos presentes.
 
- o final do ano (e de um ciclo) e o começar de outro. É só uma mudança de data, eu sei, mas para mim é um caderno novo, em branco, a cheirar a papel novinho, com 365 folhas livres onde eu posso escrever à vontade. Escrever a história que eu quero.

Até agora, este ano e este Natal estão a ser muito diferentes dos últimos 30 anos. 2012 foi o ano em que fui mãe pela primeira vez. 2013 foi o ano em que comecei a sentir a minha vida a mudar. Os meus valores, desejos, motivações, inspirações, objetivos, mudaram. Estou melhor assim e sinto-me melhor assim.

Este ano, o consumismo natalício passou-me um pouco ao lado. Comprei presentes sim, básicos, e porque não tive coragem de dizer “não vou dar nada a ninguém, nem quero nada de ninguém. Presentes só para o meu filho e mesmo esses apenas didáticos, úteis, ou dinheiro”. Para o ano vai ser este o meu mantra. Mas custa mudar mentalidades, é verdade. Pouco a pouco vai-se fazendo.
 
E com esta visão da vida, de mim própria e também do Natal, bastante renovada, me vou despedindo deste ano de 2013 não sem antes desejar bem cá do fundo, um excelente Natal a todos vocês que dedicam o vosso tempo a ler-me e que me vão acompanhando aí desse lado.
 
Feliz Natal!
 
 
 

 

LET IT SNOW

| on
dezembro 17, 2013


Já repararam que está a nevar no Mustang?



JÁ LÁ VÃO 31!

| on
dezembro 17, 2013

Domingo foi dia de festa, dia do meu aniversário. Um dia diferente como todos os anos faço questão de que seja. A frase “o meu aniversário é um dia como outro qualquer” não se adapta a mim. Gosto de pensar, de reflectir, de fazer balanço, de me mimar, de pensar exclusivamente em mim nesse dia e de fazer diferente do que faço no dia a dia habitual. Gosto de fazer apensas coisas que me agradem, de fazer projetos, tomar resoluções.


A entrada nos 30 foi em grande (psicologicamente falando), não trocava esta idade por nada. Este ano, em que fiz 31 foi mais smooth, mas não trocava esta idade por nada na mesma. Ainda tive quem fizesse a graçola dos “são 31 ou 13?” e numa fração de segundo o meu cérebro pensou “definitivamente são 31!”. Neste último ano, o tempo afastou de mim quem não investe em mim, investi em quem amo e em quem dá de volta amor e amizade genuínos e não calculistas. Perdi para sempre um homem que me educou, me moldou, me cuidou: perdi mais um avô. Resta-me agora dedicar-me aos vivos que me amam e que eu amo. Tive a oportunidade de ter o meu Pai comigo neste dia (nem sempre é possível), dediquei-me à família e recebi calor e amor de volta. Ver o meu filho sorrir para mim e bater palmas e adorar cantar os parabéns à mãe foi impagável. É sempre impagável tê-lo comigoem todos os momentos importantes. Que seja sempre assim!
Para os 31 só peço saúde e determinação. Determinação para fazer acontecer o que eu quero na minha vida. Tornar-me melhor e torná-la (a vida) ainda melhor.

 

 
 
 
 

ESCAPADINHA EM FAMÍLIA - GRANDE REAL SANTA EULÁLIA

| on
dezembro 12, 2013
Este foi o último texto que escrevi para o Mãe Querida, já espreitaram o portal?


Em Setembro passado o meu filho tinha 11 meses. Tenra idade para grandes e cansativas viagens de avião. No entanto já suficientemente interativo para uns roadtrips e umas piscinas e uns restaurantes (foi habituado desde pequeno, agora não estranha, ótimo!).
 
Assim sendo, optamos pelo Algarve para as suas primeiras férias: território nacional, sol não muito escaldante, praias relativamente calmas (em Setembro) e hospitais e clínicas em abundância para eventualidades (sim, porque agora pensamos nisso tudo!). Escolhemos o Grande Real Santa Eulália, em Albufeira e não dececionou de modo algum. Entre manhãs dorminhocas, pequenos-almoços abundantes, piscina de água quente, sestas depois do almoço e fins de tarde na praia e brisa suave, foi uma experiência estival muito gratificante para o pequeno. Ao mesmo tempo descobri que entre as sestas e as horas de refeição dele, pouco tempo sobrou para me alongar sob o sol e…branca fui, branca vim. Mas isso vem no pacote da maternidade certo? Pouco saímos do Hotel e também não foi preciso, nem tampouco era esse o propósito. Hotel de qualidade, espaçoso (importante para os carrinhos de passeio), staff atento e atencioso, quartos amplos e espaços verdes generosos. Piscinas de todo o tipo (água doce, salgada, fria, quente), espreguiçadeiras confortáveis e chapéus de sol largos, como se quer, para uma pele que tinha na altura 11 meses de vida.




As refeições eram variadas e ajustadas às crianças também, o que, em fase de introdução aos sólidos, foi importante para que tudo funcionasse bem, apesar de termos notado uma clara redução no apetite, proporcional ao aumento de vontade pelas sonecas (o cansaço da piscina ajudou a este fator). Sempre de t-shirt e boné e protetor solar em camadas generosas, aconselho este hotel aos pequeninos. É muito baby-friendly, muito mesmo. E kids friendly também porque tem o kids club onde eles podem pintar a macaca! A localização é óptima, mesmo em cima da praia, é um resort tranquilo, bem frequentado e apesar de não termos experimentado os apartamentos, tenho também bom feedback dos mesmos.

Recomendo e espero voltar!

HABEMUS CADEIRA AUTO!

| on
dezembro 12, 2013
Finalmente, depois de uma exaustiva busca pela melhor solução (entenda-se a solução mais segura, que correspondesse ao nosso desejo de instalação no sentido inverso à marcha, com design interessante e valor mais económico dentro destes parâmetros todos) acabamos mesmo por comprar a Cybex Sirona!

Numa palavra: fe-no-me-nal!

Li imenso sobre o tema da cadeira auto, vi estudos, analisei comparações, fiz prospeção de mercado em busca do local que oferecesse melhor preço, estou pró em cadeiras-auto! E posso dizer que acho mesmo que comprei a cadeira mais segura para o meu filho. A Sirona é uma cadeira Grupo 0+/1 e pode transportar bebés até aos 18kg, aproximadamente 4 anos. Para já o Enzo usa-a voltada para trás, mas quando a utilizar no sentido da marcha, a cadeira traz uma almofada protectora de instalação frontal.
Foi considerada a melhor cadeira do Grupo 0+/I no Eurotest (Teste Europeu de Sistemas de Retenção de Crianças) 2013, sendo a primeira cadeira a obter estes resultados tanto no impacto frontal como no impacto lateral.

É linda de morrer, fácil de limpar, traz uma capa protectora para o Verão, super fácil de instalar, permite rotação 360º, permite 3 posições de viagem para o máximo conforto da criança. Traz também Isofix e os apoios laterais da cabeça são reguláveis em altura, o que significa que acompanham o crescimento da criança. Tal como o arnês de 5 pontos, bem seguro, macio e igualmente regulável

O Enzo adora a cadeira (que é igual à da imagem)! Adora o movimento giratório que faço depois de o sentar para colocá-lo no sentido inverso à marcha. É um investimento que não desilude, definitivamente!

Agradeço à Elisabete, à Cláudia e à Liliana do Espaço Mamãs, na Maia, toda a paciência e simpatia que tiveram para connosco! Foram incansáveis e de facto sabe bem, nos tempos que correm, ser atendida com tanta qualidade e dedicação. Façam-lhes uma visita, vale bem a pena!
 
 

É HOJE!

| on
dezembro 11, 2013
Vou erradicá-la!
 
 

ESTAMOS NO PINTEREST

| on
dezembro 09, 2013
Já espreitaste o Pinterest d’O Mustang do Enzo?
 
Vou a caminho dos 700 pins. O que no fundo são 700 ideias, 700 motivos de inspiração! Há quadros de inspiração de todo o tipo, essencialmente girly things e também um mood board natalício, como se quer nesta altura!

 
 
Clica aqui e fica a saber tanto quanto eu!

MIDWEEK MOTIVATION #18

| on
dezembro 04, 2013

O MUSTANG DO ENZO É NEUTRO EM CO2

| on
dezembro 02, 2013
Tomei conhecimento desta iniciativa aqui. E quero fazer a minha parte na construção de um planeta mais verde, ou seja, este post vai contribuir para reduzir a minha pegada ecológica.

A equação é simples, ora vejamos:

- 1 blogue emite, em média, 3,6 kg de CO2/ano (essencialmente devido ao consumo de energia resultante da necessidade de refrigeração de computadores e servidores)

- 1 árvore absorve, em média, 5 kg de CO2/ano

Feitas as contas, temos a noção de que uma árvore anula o impacto ambiental do teu blogue. A Gesto Verde determina que, por cada post escrito com base na campanha "meu blog é neutro em CO2", seja plantada numa floresta no Paraná, uma árvore nativa do Brasil, neutralizando assim as emissões de CO2 emitidas pelos blogues que aderirem.

Tendo em conta as minhas preocupações ambientais, para mim faz todo o sentido aderir e partilhar este movimento. E tu? Vais participar também? Os teus filhos agradecem.