Da simplicidade

| on
julho 12, 2013
 
No início deste ano, com um bebé de 3 meses e ainda a adaptar-me à Maternidade, descobri este blogue que foi uma lufada de ar fresco. E foi uma lufada para a vida! Tanta, mas tanta coisa mudou desde então. E tanta, mas tanta coisa vai ainda mudar.
Não estou a exagerar, nem é um cliché barato, mas posso com toda a certeza dizer que a Rita mudou a minha vida. O blogue trata sobre minimalismo e vida simples. Quem me conhece deve estar neste momento a franzir o sobrolho: sim eu era consumista, sim, eu ainda sou consumista em alguns parâmetros do quotidiano.
Mas a par da Maternidade, que é um game changer (daqueles !!!) posso dizer que mudei muito (muito mesmo) a minha forma de ser, a minha personalidade, os meus desejos, a forma de olhar os bens materiais, a forma de olhar as pessoas, o desapego, etc etc etc....
Li imensos blogues sobre minimalismo e e-books dedicados ao tema, mas não me tornei minimalista, e não é esse o meu objetivo. Sou sim, uma pessoa muuuuuuito mais simples!
 
Acho que, como a maior parte das pessoas que se identifica com esta filosofia, comecei pelo mais fácil: livrar-me de bens materiais que não trazem valor acrescentado à minha vida. Começaram as arrumações e os destralhamentos (não imaginam a quantidade de tralha). Normalmente, e para quase tudo, utilizei o método "se não usas há mais de um ano, nunca mais vais usar" e posso garantir que até agora não houve nada que precisasse e tivesse ido fora! Tudo ficou mais vazio, leve, arrumado, fácil de limpar, agradável ao olhar, organizado, fácil de encontrar...enfim, muito melhor. Ganhei tempo!
 
Depois parti para o destralhamento tecnológico: limpei a caixa de email sem dó nem piedade, ainda me falta "limpar" o computador em geral (documentos que não interessam, fotografias e músicas repetidas, programas que não uso) mas este processo é dinâmico e contínuo e vai-se fazendo. Recentemente enviaram-me um novo cartão de telemóvel adaptado ao 4G - veio em branco. Ao copiar contactos deparei-me com uma excelente oportunidade de limpar esta lista também - tudo o que não traz valor acrescentado à minha vida, foi fora!
 
Como é obvio o mais difícil foi atacar o roupeiro - mas a tarefa foi muito bem sucedida e foram fora (doados)  6 sacos do lixo de roupa. Visualmente ficou impecável e finalmente consigo encontrar as peças que quero vestir. Foi também sem dó nem piedade. Agora compro muito menos, só o que sei que vou precisar e prefiro investir em peças realmente bonitas e de mais qualidade, do que gastar sem olhar ao que compro só porque até é engraçado. E se compro 3 peças novas, escolho 3 velhas para doar.
 
Este destralhamento físico é um processo ongoing, no qual já estou mais à vontade e que me dá um prazer danado. Confesso que já comecei a atuar noutra vertente também, esta por sua vez bem mais complexa: selecionar os eventos a que quero ir, que fazem parte dos meus interesses, ao invés de ir porque muita gente vai e deve ser "porreiro"; os jantares que sei que de facto me vão fazer socializar com pessoas de quem gosto, afastar-me de pessoas que não trazem coisas boas à minha vida, que passam a vida a queixar-se, aquelas que só ligam quando precisam de um favor (e aqui a reflexão deu-me um ensinamento daqueles!) ou mesmo de pessoas que não trazem nada à minha vida, nem bom, nem mau.
 
Tenho ainda muito a aprender, nomeadamente na organização do dia a dia, respeitar horários, ainda não encontrei um método de organização de tarefas que adore (apesar do Evernote levar aqui uma vantagem porque posso usá-lo no smartphone e em qualquer computador sem problemas, dá para tudo e é visualmente giro) quero ser mais metódica, não me perder em devaneios, trabalhar a concentração que anda pelas ruas da amargura, ganhar mais tempo para o que gosto realmente de fazer, e destralhar, claro, simplificar e ser mais feliz com menos.
 
Love & Light - e agora, faz sentido? :)
 
 
O Mustang do Enzo está no Facebook, aqui!
 

Be First to Post Comment !