Gravidez não é doença, mas pode tornar-se

| on
junho 23, 2013
Lembro-me destas palavras e até do tom de voz utilizado pela minha grande amiga quando me disse isto, em Maio do ano passado, estava ela a passar, creio, pelo maior susto da sua vida. Estando eu de cerca de 18 semanas de gestação nessa altura, percebi o alcance e concordei com a afirmação, certa de que tudo correria bem, típico do meu comportamento e atitude positiva perante a vida.

Hoje, casualmente descobri este blogue e, para além do sentimento de consternação, fui imediatamente transportada para a minha gravidez que, como já disse aqui, não foi fácil.
 
Tudo começou às 11 semanas, na primeira ida às urgências devido a uma dor de cabeça brutal (diz no boletim que é um sintoma de alarme, então achei melhor ir ao hospital) e desde esse dia nunca mais tive sossego - creio que é mesmo assim quando se tem hipertensão gestacional.
O médico fez as suas recomendações que tentei seguir à risca (com alguma dificuldade no momento em que me apercebi mais à frente na gestação, de que estava a tomar 10 comprimidos por dia e só pensava se aquilo era realmente benéfico ou prejudicial ao bebé). Comida sem sal, muitos líquidos, etc, etc. Apesar de tudo, devo dizer que em todos os momentos, o crescimento do Enzo foi normal e nasceu com um peso excelente para o tempo, também por isso eu já me arrastava como um caracol :)
 
Em todas as consultas a triagem acusava positivo para proteínas na urina, eu até podia fazer o pino que o resultado era seeeempre aquele....e foi sempre aquele até ao fim....
Às 13 semanas confirma-se gravidez de risco por via da possibilidade de pré-eclampsia. Aconselharam todo o repouso possível, algo difícil quando se tem um trabalho de responsabilidade e de difícil gestão, com clientes mal educados a berrarem para cima de nós. Fui inflexível e avisei que não atenderia estes clientes, afinal só me chamavam para este tipo de questões e era cada vez mais difícil geri-las. O chefe aceitou desempenhar este papel, compreensivo, que remédio... Às 18 semanas começaram as contrações, dores, barriga dura como pedra, nova urgência, novo medicamento. Curiosamente, sinais de pré-eclampsia, nenhuns. A medicação foi aumentando e os episódios de barriga dura como uma barra de ferro (desculpem a piada fácil) foram sendo mais e mais frequentes. Lembro-me de ter o meu pai a pendurar quadros no futuro quarto do Enzo e ter de me ir deitar no sofá com contrações e dores, para ele não ver e não ficar preocupado. Tomei consciência de que aquilo tinha de parar. Às 26 semanas fui forçada a parar. Fiquei preocupada por me "encostarem às boxes" tão cedo, mas muito aliviada por poder finalmente repousar o necessário para não ter problemas. Confesso que só aí comecei realmente a viver no pleno a minha gravidez e foi, sem, dúvida, a melhor fase.
 
Por todos estes motivos o parto do Enzo foi planeado, e 3 dias antes, curiosamente, a pré-eclampsia (muito leve) tão temida durante tantos meses, chegou...a tempo do casamento de uma das minhas melhores amigas, evento no qual, devo dizer, apenas compareci, já que nem me mexia tal o inchaço!

Hoje penso no Enzo como feto e quão bravo ele foi apesar de tudo o que a mãe passou. Fico orgulhosa dele, e sem falsas modéstias, também fico orgulhosa de mim!
Tanta música zen ouvi para me acalmar, para meditar, para baixar os focos de tensão que o baby Enzo é um anjinho, só pode ser disso!!
 
Com a minha amiga também correu tudo bem, e desejo com muita força que corra tudo bem com a Leonor também!
 
Nota da autora a 04.07.2013 - A Leonor partiu entretanto, mas deixou uma lição de amor aos pais e a todos o que tocou com a sua breve presença por cá...Certamente foi em paz :)

Love & Light


O Mustang do Enzo está no Facebook, aqui!
Be First to Post Comment !
ei! kumpel disse...

Olá! Gostei muito do texto e também gostei de descobrir este blog.

Curiosamente também tenho um Enzo… e também tive pré-eclampsia…

Li o blog do pai da Leonor e fico a torcer para que tudo corra bem. Ter um bebé prematuro não é algo que deseje a ninguém.

Beijinhos,
margarida

O Mustang do Enzo disse...

Olá Margarida! Que curioso, não conhecia mais nenhum Enzo :)que bom. Espero que também tenha corrido tudo bem consigo...Beijinhos!

ei! kumpel disse...

Olá! No nosso Enzo tem agora 22 meses e quando escolhemos o nome também não conhecia mais nenhum Enzo (que fosse Português, já que noutros países até é um nome comum). Acabou por correr tudo bem sim, mas os primeiros meses foram complicados. Beijinhos!

Teresinha disse...

Que coragem e que força tiverem os dois, meu Deus!... Não imagino o que isso seja, mas quando te conheci não diria nada! sempre me pareceste super calma e bem disposta - quem diria que tinhas essas preocupação constantes todas! Admiro-te imenso por isso! beijinho grande.