Feliz Natal

| on
dezembro 24, 2014
créditos imagem | thecottagemarket

Tarte de Limão Merengada

| on
dezembro 21, 2014
Lemon Curd
400g de açúcar
200g de manteiga
6 ovos
Raspa e sumo de 3 limões (200g de sumo)

Juntar todos ingredientes com exceção das raspas e levar ao lume até dissolver o açúcar, coar e juntar as raspas. Levar novamente ao lume em potencia baixa até engrossar. Deixar arrefecer e guardar.

Massa doce
200g de farinha
60g de margarina
60g de açúcar em pó
1 ovo
1 pitada de fermento em pó

Juntar todos ingredientes e amassar tudo à mão ou na batedeira. Esta massa deve ficar bem ligada e deve descansar no frio uma meia hora antes de se estender (o que deve ser feito com açúcar em pó ou entre dois tapetes de silicone). Com a massa doce, forrar a forma de tarte, cozer e reservar.

 Merengue
140g de claras
250g de açucar
1 colher de chá de farinha

Bater bem as claras com o açúcar, juntar uma colher de chá de farinha e espalhar este merengue na tarte, com ajuda de um saco pasteleiro com bico à escolha, Levar ao forno a dourar, a 220º.
Servir fresquinha.
 
 
 

 
créditos imagens | callmecupcake

Tempo para pensar

| on
dezembro 07, 2014
créditos imagem | ellielaneshop via etsy

Birthday Wishlist #1

| on
dezembro 07, 2014
Aniversário e Natal no mesmo mês é uma sorte, ao contrário do que se possa pensar. Agrego tudo no meu mês favorito, a celebração de mais um ano de vida, a festividade com mais significado para mim, a forma como as cidades se transformam, se enfeitam e se tornam musicais, as crianças ainda mais felizes, o bom velhinho de barbas brancas e a sua generosidade. Perfeito.
 
 

créditos imagens | alexandani
 

A aventura...dele

| on
dezembro 06, 2014
Hoje foi dia de ir ao teatro ver "A Nova Aventura do Pai Natal". Uma peça engraçada já embuída do espírito da quadra que se vive. Ele adorou...cantou, bateu palmas, saltou, dançou, e ainda trouxe um balão e um presente para casa.

 
créditos imagem | christmas4u

Black will be black

| on
dezembro 03, 2014
créditos imagem | lanidor

Christmas wishlist #1

| on
dezembro 02, 2014
créditos imagem | diascommafalda

Tempo para pensar

| on
dezembro 01, 2014
Ser otimista e de bem com a vida é diferente de ser cego e emocionalmente burro. É levantar de todas as vezes que caímos e curar com tempo e paciência as nossas feridas. Mas aprender com as quedas. É conservar o riso, resgatar a alegria e continuar a caminhar apesar da dor. É fazer as pazes com a vida e com os outros, apesar de todos os ses e todos os mas. É seguir sempre em frente, e mesmo que tenhamos medo, acreditar que nunca nos faltará a coragem. É parar para reflectir, mas não hesitar no momento em que é preciso tomar decisões. Reconhecer que muitas vezes somos nós que complicamos.
Quando decidimos percorrer um caminho, por mais sinuoso que nos possa parecer, não deve haver nada nem ninguém que nos demova de o seguir. Para que a nossa consciência durma tranquila na hora de pôr na balança da vida os arrependimentos de tudo aquilo que não fizemos.
 

Breathe In, Breathe Out

| on
setembro 20, 2014
Certamente ainda teremos dias de sol, dias mais mornos e bons para visitar a praia em passeio relaxado. Certamente ainda vou sair de casa de vestido ou meia manga. Mas para já esta chuva dos últimos dias veio definitivamente acalmar os ânimos estivais, travar o impulso dos últimos meses e acelerar os pensamentos aconchegantes e reconfortantes do outono. O regresso às aulas ajudou a moderar a atividade profissional e este blogue volta a ganhar vida, volta a ser eu, a ajudar-me a descomprimir, a dar resposta aquilo que gosto de fazer.

Profissionalmente, os meses de verão são muito bons, são rentáveis, são de estímulo, são de fervilhar, mas ao mesmo tempo são desordenados, desorganizados e demasiado cheios para que o cansaço não tome conta ao fim do dia. Nestes meses é difícil não querer ir ao parque ao fim do dia levar o pequeno, vê-lo a sorrir, regressar, jantar e descansar para que o dia seguinte se siga em modo repeat. É difícil não centrar as atenções nas necessidades diárias e fazer delas as minhas prioridades. É difícil alimentar este canto que também é parte de mim. Agora o ritmo abranda e volto a ter a flexibilidade (mental e de tempo) necessária para escrever, para mim, e para os outros.

Daqui a uns dias tem inicio o outono, estação que tanto gosto, estação que introduz a brisa, o vento, o frio, o casaco ao fim do dia…que reintroduz as folhas a cair, o chá, o bolo quente, o chocolate quente. Que introduz a moda mais interessante, que dá mais sabor a uma refeição quente num bom restaurante, que faz acalmar e respirar fundo.
 
 
créditos imagem: purple leaves

MERCADO DOS SANTOS - SUMMER EDITION 2014

| on
julho 08, 2014
É já no próximo sábado, dia 12 de Julho que terá lugar nos bonitos jardins da Escola Superior de Educação no Porto, o Mercado dos Santos, Summer Edition 2014. Como já vem sendo hábito, este Mercado de cariz solidário, tem sempre como principal objectivo a angariação de verbas para ajudar pessoas com necessidades específicas. Desta vez o Mercados dos Santos pretende ajudar a Cristiana (em busca de um dador compatível de medula) e várias famílias carenciadas do IPP solidário.
 
Já muitas marcas se associaram à causa e marcarão presença no próximo sábado, mas ainda existe disponibilidade de espaço para quem se quiser juntar neste dia que se espera que seja divertido e principalmente generoso para quem mais precisa. Caso tenha uma marca e pretenda estar presente no Mercado, basta que envie um email para mercadodossantos@gmail.com ou uma mensagem privada através da página do facebook do Mercado. A marca paga um valor simbólico pelo espaço, mas todas as vendas revertem a favor da própria marca.

Existe também a banca solidária que no fundo é a banca do próprio Mercado, onde estão disponíveis para compra diversos produtos e serviços que foram doados não só pelas marcas como também por particulares e instituições variadas que quiseram dar o seu contributo por esta causa nobre. Neste caso, todas as vendas da banca solidária revertem a favor da Cristiana e das famílias do IPP Solidário.

A Elisabete Family Photo vai estar presente com mini sessões de fotografia, a Mary Poppins Childcare vai estar presente para animar os mais miúdos. Se quiser, pode igualmente fazer uma sessão de personal styling com a Filipa Gonçalves ou mesmo ver a surpresa que a Marta Queiroz vai levar com ela.

Todas as marcas presentes estão aqui!

Existe estacionamento gratuito e de fácil acesso e também caixa multibanco (bastante conveniente visto que as bancas não têm POS para pagamento por cartão).

A entrada no Mercado é livre, mas caso pretenda contribuir com brinquedos ou roupa que já não use, a organização agradece!

Vamos encher este mercado?




Rua Dr. Roberto Frias, 602, junto ao Hospital de S. João.
Sábado, 12 de Julho , das 10h às 19h.

INSPIRAÇÃO

| on
julho 03, 2014
 
 

CAKE POPS

| on
julho 02, 2014
Como já devem ter visto ali em cima no menu, faço questão de ter agora aqui um corner dedicado às coisas deliciosas que vou encontrando no meu caminho. Eu não tenho jeito, ou antes, tenho pouquíssima criatividade e nem por isso um dom especial para cozinhar coisas dignas de serem aqui colocadas. Talvez um dia me aventure a postar no blogue uma ou outra receita minha, mas para já esta rubrica pretende dar a conhecer as receitas que mais gosto e que vou encontrando pela internet.
 
Vou apostar na culinária nacional, existem imensos blogues de culinária portugueses que são uma verdadeira delícia. O que vou fazer é usar o espaço Gourmet do Mustang do Enzo para dar a conhecer receitas nossas, nacionais, de chefs ou cozinheiras/os portugueses.
 
Hoje começo com os Cake Pops da Teresa Rebelo, a Teresa é talentosa e alia o talento da paparoca com o talento da fotografia (das coisas que mais me cativa na fotografia é  fotografar comida com bom gosto) e a Teresa tem esse bom gosto. Tem um blogue de culinária, que é o Lume Brando.
 
Segue a receita de comer e babar...
 
 
 
 
CAKE POPS DE CHOCOLATE
(para cerca de 50 unidades ou mais...)
Bolo:
2 ovos
1 chávena* de açúcar amarelo
1/2 chávena* de óleo vegetal
1/2 chávena *de água a ferver
65 g de chocolate em pó (ou 1/2 pacote)
1 chávena de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
*250 ml de capacidade

Ganache:
200 ml de natas
200 g de chocolate de culinária

Cobertura:
400 g de Candy Melts ou outras pastilhas coloridas de chocolate para fundir, ou  sucedâneo de chocolate para fundir (há colorido e resulta muito bem).

E ainda, 50 pauzinhos de cake pops (pode usar palitos de espetada, mas os de papel aderem melhor às bolinhas)
Sprinkles coloridos
3 bases de esferovite  (ou 3 ‘oásis’ de florista)

Pré-aqueça o forno nos 180º.
Unte bem uma forma pequena (14 ou 16 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha; forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar.
Coloque a água a ferver.
Com um batedor de varas, bata os ovos com o açúcar.
Junte o óleo, de seguida a água, e mexa bem.
Junte o chocolate, dissolva bem.
Envolva a farinha e o fermento.
Verta na forma e leve a cozer cerca de 25 minutos ou até um palito sair limpo do interior do bolo. Desenforme sobre papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
Faça a ganache, partindo o chocolate em pedaços para um taça de vidro ou metal. Leve as natas a ferver e verta-as sobre o chocolate. Espere uns minutos e mexa com um batedor de varas até obter um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer.
Quando o bolo e a ganache estiverem frios, desfaça o bolo para uma taça grande (reserve algum bolo para o caso da massa ficar demasiado mole) e junte aos poucos ganache amassando com as mãos (à partida não vai precisar da ganache toda). Para testar se a massa está no ponto, faça uma bolinha e espete um palito de cake pop: a bolinha não deve rachar. Derreta em banho-maria a cobertura escolhida (a água do recipiente de baixo não deve tocar no recipiente da cobertura), transfira-a para um copo alto, onde possa mergulhar os cake pops. Faça bolinhas (um pouco mais pequenas do que brigadeiros) e coloque-as sobre papel vegetal. Mergulhe a ponta de um pauzinho de chupa-chupa na cobertura e espete-o numa bolinha até cerca de metade desta. Repita a operação com as restantes bolinhas.  Fixe quais foram os primeiros cake pops que fez, para começar a cobrir esses, pois já terão o pauzinho mais firme.  Mergulhe cada cake pop no copo da coberura, retire, rode o cake pop suavemente para retirar o excesso de cobertura, salpique com os sprinkles (coloque uma taça grande por baixo, para aparar os que caem) e espete em esferovite ou ‘oásis’ de florista até secar.
 
[imagem e receita: Teresa Rebelo in Lume Brando]
 

DECORAR QUARTOS COM ESTILO (I)

| on
julho 01, 2014
Este é o primeiro post do blogue após o refresh de imagem do mês passado. Demorei ainda algum tempo a limar algumas arestas, a "etiquetar" os posts - tarefa que ainda não terminei - e quis começar por algo que gosto mas que, com alguma raridade abordo aqui, e que é a decoração de interiores. Esta área nem sempre me despertou o mesmo interesse que desperta agora, e nem sempre soube muito bem qual o meu estilo preferencial, ou antes os gostos foram mudando conforme a idade e conforme as modas e acho que agora estão a assentar cada vez mais, acompanhando o meu interesse crescente e gosto e vontade pelo tema.
 
Como já disse acima, vou hoje inaugurar esta rubrica em que vou dar a conhecer os meus gostos, preferências, designers, entre outros. Com o tempo e a confiança que for ganhando na abordagem ao tema, quero também começar a dar dicas de decoração, arrumação e organização, sempre de acordo com a minha visão.
 
Hoje começo com a parte da casa que mais tranquilidade me inspira - o quarto! E com uma loja que me deixa sempre encantada em cada visita, acho que não há uma única peça de que eu não goste na Zara Home. Ora deslizem o rato para baixo e digam lá se não concordam comigo.
 
Tenho tendência a gostar de cores mais claras e que transmitam paz. Também gosto de alguns detalhes mais "diferentes" como o candeeiro e a mesinha de cabeceira que aqui mostro. Neste caso concreto, preferia apostar nas almofadas e mantas para conferir alguma cor. Gosto de tons azuis, vermelho escuro ou preto para dar um toque mais unissexo e consensual à decoração do quarto, de outra forma fica um pouco mais ao gosto feminino.
 
Adorava ter um quarto assim com tanto branco!
 






 








 
 


 
[imagens: Zara Home]
 

O REFRESH

| on
junho 10, 2014
E depois da calmaria, regressamos com nova imagem, com novas cores, com novas vontades, novos temas. Ainda com algumas arestas por limar, está claro. Mas pouco a pouco este meu pouso vai ficando pronto.
 
Publicamente deixo aqui as minhas palavras de agradecimento (que não são suficientes) à Patrícia. Mulher de talento, disponibilidade, responsável pela nova imagem do Mustang. Seja no design de um header, ou noutra coisa qualquer que implique criatividade, basta dizer-lhe o que quero e ela lê-me na perfeição. Espreitem aqui o projeto da Patrícia, mimoso, carinhoso, à medida de todos os gostos.
 
 Continuamos no Facebook, no Pinterest e no Instagram!
[Imagem: Kistchnet]
 
 

O QUARTO DO ENZO

| on
abril 25, 2014
Quando comecei a pensar no quarto do Enzo, na mobília e decoração, pensei em algo simples e económico. Em cores claras e num ambiente de paz! Depois deparei-me com dezenas de soluções para os quartos das crianças e comecei a ficar confusa sobre qual a melhor opção de mobiliário. Depois de muita investigação a nível de opções, preços, durabilidade, qualidade, segurança, etc etc etc, optei pelo transformável (presente dos meus pais para o netinho-querido-menino-dos-olhos-dos-avós-ai-que-gostamos-tanto-de-ti!).

Estas opções de mobiliário são os verdadeiros transformers da criançada! Neste momento está montado como cama de grades (70x140) com módulo de gavetas que incorpora muda-fraldas, mas quando for necessário transforma-se numa cama de solteiro (80x190), mesinha de cabeceira, secretária e módulo de arrumação. Compramos no Quarto Colorido (atendimento irrepreensível), onde descobri um mundo de mobiliário para os mais pequenos, onde a imaginação não tem limites. Tudo é personalizável. Fiquei fã destas peças pela versatilidade, robustez, segurança, durabilidade. O investimento vale a pena e o facto de podermos escolher cores, texturas, puxadores, gavetas, disposição também facilita.

via Pinterest

O restante mobiliário do quarto do Enzo é do Ikea, optei pelas linhas mais simples que tivessem bastante arrumação e claro peças económicas, roupeiro, cómoda, cortinados, poltrona, o mais claros possíveis para ajudar à leveza do quarto e as paredes de uma cor só, também elas claras. Quanto à decoração, aí sim pude escolher coisas mais coloridas que fui vendo numa ou outra loja, sempre em tons de azul, e também uns prateados (no espelho e candeeiro e molduras de quadros e fotos). Não sou muito prendada para bordados nem para DIY mas os meus apontamentos em ponto-cruz não podiam faltar no quarto do meu filho, poucos e discretos, (se ele vai gostar daqui a uns anos ou não , isso é outra história!).

DESCANSO MERECIDO

| on
abril 22, 2014
No mês passado levei este desafio a sério. Estava a precisar de me desconectar. O trabalho (o meu, sazonal) começou a intensificar-se e senti claramente a necessidade de me desligar um pouco e atacar o plano pessoal da minha vida: a família, a casa, os amigos reais. Tomei o gosto à coisa e desconectei-me em abril também.
Às vezes os dias são pesados, os horários são absorventes e o tempo que sobra é bem empregue em descanso. Descanso apenas. Um esticar de pernas, um respirar fundo, esvaziar a mente e deixar o tempo passar.…verdadeiramente relaxante!
 
Deixei o virtual para segundo plano, sem amargos de boca. A verdade é que apetecia-me mesmo desligar. Aproveitei estes quase 2 meses para criar memórias, para trabalhar e para redefinir objetivos. Aproveitei para reavivar as minhas resoluções para 2014, perceber que algumas estão em firme e outras esquecidas. Há que trabalhar nessas. Percebi que não sou pessoa de ter vários projetos em simultâneo. Prefiro tê-los na calha e ir fazendo um de cada vez senão o mais provável é perder-me pelo meio e desmotivar.

Mas a saudade crescente deste meu canto também já começava a espreitar, de certa forma também cheguei mais uma vez à conclusão daquilo que já sabia: o blogue relaxa-me, dá-me mais, faz-me sentir bem, não o encaro como uma obrigação, uma atividade extra que me tira tempo ao que é importante. Não, nada disso. Ele é de facto importante para mim. E também senti isso neste interregno. Quero mudá-lo, dar-lhe um novo rumo, dar-lhe mais vida. Passo a passo, torná-lo ainda mais meu. Quero mudar com ele também. Tornar-me melhor, continuar a aprender.
 
Nesta minha ausência, no entanto, algumas decisões foram tomadas. Este blogue é inspirado pelo meu pedaço de mim, o meu folego, o meu Enzo. Ainda assim, e muito em parte pelo que aconteceu a esta blogger, decidi que não quero mais expor a imagem do meu filho. Mudar de ideias é também um  sinal de maturidade, ao que dizem. E eu mudei de ideias. (Sorry família distante, depois mando fotos por email!)


Agora estou de volta e sinto-me bem!
 
 
 

A CONFIANÇA TAMBÉM SE TREINA

| on
março 02, 2014
A confiança não tem nada a ver com estética, mas inteiramente com atitude. Nada favorece mais uma mulher do que este ar de autoconfiança.
 
Quando ela possui de facto esta qualidade, torna-se poderosa e esplêndida. A confiança é a única coisa capaz de ampliar instantaneamente a beleza de uma mulher. No que concerne ao estilo e confiança, temos de aprender a jogar com ambos, o que pode ser intimidante.
 
Todas nós temos as nossas inseguranças. Porém, sabemos sempre quando estamos na companhia de uma mulher confiante. Mesmo (ou especialmente) perante as imperfeições, o seu ar é avassalador. A beleza é incendiada por algo dentro de si. Não quer dizer que não se preocupe com a aparência. Pelo contrário, sente-se tão confortável com quem ela é, que aceita qualquer peculiaridade e falha.
 
A mulher confiante gosta de si mesma a cem por cento.
 
Nina Garcia in O Livro Negro do Estilo
 
 


NOVO MÊS, NOVO FÔLEGO

| on
março 01, 2014
Março chegou com chuva, tal como janeiro e fevereiro. Sinto, no entanto que vai ser um mês diferente, que vamos ver o sol morno da primavera a chegar de mansinho. Apesar do mau tempo, nesta última semana já vi uns campos timidamente floridos a chamar por ela. Sim adoro o inverno, sim gosto de chuva, sim tudo o que é demais, cansa! 

Estes dois últimos meses foram um pouco sabáticos, passei-os a hibernar, um deles doente do início ao fim, o outro simplesmente passou, tão característico pela sua curta duração, entre correrias, maior volume de trabalho e tarefas acumuladas e pendentes, achei-o mesmo curto! Terminou com chave de ouro (o aniversário da minha mãe, a presença física do meu pai e umas mini férias bem merecidas) e deu o mote para um março revigorado! 

Neste inicio de mês, sinto-me muito bem, expectante, como que no cimo de uma montanha deserta, a encher os pulmões de oxigénio, inspirando bem fundo e a pensar no que março me irá trazer.




NATAL É QUANDO UMA MULHER QUISER

| on
fevereiro 25, 2014
Passam hoje dois meses do último Natal! O tempo passa a voar sem que tomemos consciência disso mesmo. Eu adoro o Natal e adoro relembrar toda a época natalícia. Tudo isso me traz sentimentos que me fazem bem e me deixam feliz.
 
Na altura do Natal pedi aos seguidores do Mustang do Enzo que me enviassem uma foto alusiva à época, o que quisessem, sem regra, qualquer coisa.
 
Este foi o resultado final!
 


 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
Afinal o Natal é quando uma mulher quiser!  
 

BARRIGAS DE (MUITO) AMOR

| on
fevereiro 23, 2014
Já aqui tive oportunidade de vos dizer que faço parte da família Barrigas de Amor, apesar de nunca ter detalhado muito sobre o projeto em si. E ser embaixadora da campanha "Momentos de Partilha" do Barrigas de Amor é algo que me enche de orgulho e de responsabilidade.

Este projeto, com uma forte componente formativa e informativa aliada à diversão, apoia as famílias, da grávida ao avô, através de conteúdos disponibilizados em diversos formatos, eventos, plataforma digital e acções solidárias.

Estes eventos solidários são realizados através da campanha Momentos de Partilha que pretende apoiar associações, para que assim mais crianças e famílias possam ter mais sorrisos.

Deixo-vos aqui o calendário de ações para o primeiro semestre deste ano. A parte menos boa é que, devido à distância nem sempre posso estar presente. Mas quero ver se este ano não falho à Festa da Família, a 6 de Julho, no Parque dos Poetas.



UMA AMOSTRA DE PRIMAVERA

| on
fevereiro 23, 2014
Hoje o astro rei decidiu que o dia seria dele...e eu decidi que ia aproveitar a sua boa vontade! Dormir até tarde, almoçar em família, passear no parque, conversa puxa conversa e uma visita à praia para encher os olhos de boa paisagem, o rosto de luz e o coração de calor. O regresso, um bom banho, sesta tardia e jantar leve! Muito perto da perfeição...
 
 
 
 
 
 
 
 

 

INSPIRAÇÃO 8/52

| on
fevereiro 17, 2014

GETAWAYS #4

| on
fevereiro 11, 2014