Como já devem ter visto ali em cima no menu, faço questão de ter agora aqui um corner dedicado às coisas deliciosas que vou encontrando no meu caminho. Eu não tenho jeito, ou antes, tenho pouquíssima criatividade e nem por isso um dom especial para cozinhar coisas dignas de serem aqui colocadas. Talvez um dia me aventure a postar no blogue uma ou outra receita minha, mas para já esta rubrica pretende dar a conhecer as receitas que mais gosto e que vou encontrando pela internet.
Vou apostar na culinária nacional, existem imensos blogues de culinária portugueses que são uma verdadeira delícia. O que vou fazer é usar o espaço Gourmet do Mustang do Enzo para dar a conhecer receitas nossas, nacionais, de chefs ou cozinheiras/os portugueses.
Hoje começo com os Cake Pops da Teresa Rebelo, a Teresa é talentosa e alia o talento da paparoca com o talento da fotografia (das coisas que mais me cativa na fotografia é fotografar comida com bom gosto) e a Teresa tem esse bom gosto. Tem um blogue de culinária, que é o
Lume Brando.
Segue a receita de comer e babar...
CAKE POPS DE CHOCOLATE
(para cerca de 50 unidades ou mais...)
Bolo:
2 ovos
1 chávena* de açúcar amarelo
1/2 chávena* de óleo vegetal
1/2 chávena *de água a ferver
65 g de chocolate em pó (ou 1/2 pacote)
1 chávena de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
*250 ml de capacidade
Ganache:
200 ml de natas
200 g de chocolate de culinária
Cobertura:
400 g de Candy Melts ou outras pastilhas coloridas de chocolate para fundir, ou sucedâneo de chocolate para fundir (há colorido e resulta muito bem).
E ainda, 50 pauzinhos de cake pops (pode usar palitos de espetada, mas os de papel aderem melhor às bolinhas)
Sprinkles coloridos
3 bases de esferovite (ou 3 ‘oásis’ de florista)
Pré-aqueça o forno nos 180º.
Unte bem uma forma pequena (14 ou 16 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha; forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar.
Coloque a água a ferver.
Com um batedor de varas, bata os ovos com o açúcar.
Junte o óleo, de seguida a água, e mexa bem.
Junte o chocolate, dissolva bem.
Envolva a farinha e o fermento.
Verta na forma e leve a cozer cerca de 25 minutos ou até um palito sair limpo do interior do bolo. Desenforme sobre papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
Faça a ganache, partindo o chocolate em pedaços para um taça de vidro ou metal. Leve as natas a ferver e verta-as sobre o chocolate. Espere uns minutos e mexa com um batedor de varas até obter um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer.
Quando o bolo e a ganache estiverem frios, desfaça o bolo para uma taça grande (reserve algum bolo para o caso da massa ficar demasiado mole) e junte aos poucos ganache amassando com as mãos (à partida não vai precisar da ganache toda). Para testar se a massa está no ponto, faça uma bolinha e espete um palito de cake pop: a bolinha não deve rachar. Derreta em banho-maria a cobertura escolhida (a água do recipiente de baixo não deve tocar no recipiente da cobertura), transfira-a para um copo alto, onde possa mergulhar os cake pops. Faça bolinhas (um pouco mais pequenas do que brigadeiros) e coloque-as sobre papel vegetal. Mergulhe a ponta de um pauzinho de chupa-chupa na cobertura e espete-o numa bolinha até cerca de metade desta. Repita a operação com as restantes bolinhas. Fixe quais foram os primeiros cake pops que fez, para começar a cobrir esses, pois já terão o pauzinho mais firme. Mergulhe cada cake pop no copo da coberura, retire, rode o cake pop suavemente para retirar o excesso de cobertura, salpique com os sprinkles (coloque uma taça grande por baixo, para aparar os que caem) e espete em esferovite ou ‘oásis’ de florista até secar.