MERCADO DOS SANTOS - SUMMER EDITION 2014

| on
julho 08, 2014
É já no próximo sábado, dia 12 de Julho que terá lugar nos bonitos jardins da Escola Superior de Educação no Porto, o Mercado dos Santos, Summer Edition 2014. Como já vem sendo hábito, este Mercado de cariz solidário, tem sempre como principal objectivo a angariação de verbas para ajudar pessoas com necessidades específicas. Desta vez o Mercados dos Santos pretende ajudar a Cristiana (em busca de um dador compatível de medula) e várias famílias carenciadas do IPP solidário.
 
Já muitas marcas se associaram à causa e marcarão presença no próximo sábado, mas ainda existe disponibilidade de espaço para quem se quiser juntar neste dia que se espera que seja divertido e principalmente generoso para quem mais precisa. Caso tenha uma marca e pretenda estar presente no Mercado, basta que envie um email para mercadodossantos@gmail.com ou uma mensagem privada através da página do facebook do Mercado. A marca paga um valor simbólico pelo espaço, mas todas as vendas revertem a favor da própria marca.

Existe também a banca solidária que no fundo é a banca do próprio Mercado, onde estão disponíveis para compra diversos produtos e serviços que foram doados não só pelas marcas como também por particulares e instituições variadas que quiseram dar o seu contributo por esta causa nobre. Neste caso, todas as vendas da banca solidária revertem a favor da Cristiana e das famílias do IPP Solidário.

A Elisabete Family Photo vai estar presente com mini sessões de fotografia, a Mary Poppins Childcare vai estar presente para animar os mais miúdos. Se quiser, pode igualmente fazer uma sessão de personal styling com a Filipa Gonçalves ou mesmo ver a surpresa que a Marta Queiroz vai levar com ela.

Todas as marcas presentes estão aqui!

Existe estacionamento gratuito e de fácil acesso e também caixa multibanco (bastante conveniente visto que as bancas não têm POS para pagamento por cartão).

A entrada no Mercado é livre, mas caso pretenda contribuir com brinquedos ou roupa que já não use, a organização agradece!

Vamos encher este mercado?




Rua Dr. Roberto Frias, 602, junto ao Hospital de S. João.
Sábado, 12 de Julho , das 10h às 19h.

INSPIRAÇÃO

| on
julho 03, 2014
 
 

CAKE POPS

| on
julho 02, 2014
Como já devem ter visto ali em cima no menu, faço questão de ter agora aqui um corner dedicado às coisas deliciosas que vou encontrando no meu caminho. Eu não tenho jeito, ou antes, tenho pouquíssima criatividade e nem por isso um dom especial para cozinhar coisas dignas de serem aqui colocadas. Talvez um dia me aventure a postar no blogue uma ou outra receita minha, mas para já esta rubrica pretende dar a conhecer as receitas que mais gosto e que vou encontrando pela internet.
 
Vou apostar na culinária nacional, existem imensos blogues de culinária portugueses que são uma verdadeira delícia. O que vou fazer é usar o espaço Gourmet do Mustang do Enzo para dar a conhecer receitas nossas, nacionais, de chefs ou cozinheiras/os portugueses.
 
Hoje começo com os Cake Pops da Teresa Rebelo, a Teresa é talentosa e alia o talento da paparoca com o talento da fotografia (das coisas que mais me cativa na fotografia é  fotografar comida com bom gosto) e a Teresa tem esse bom gosto. Tem um blogue de culinária, que é o Lume Brando.
 
Segue a receita de comer e babar...
 
 
 
 
CAKE POPS DE CHOCOLATE
(para cerca de 50 unidades ou mais...)
Bolo:
2 ovos
1 chávena* de açúcar amarelo
1/2 chávena* de óleo vegetal
1/2 chávena *de água a ferver
65 g de chocolate em pó (ou 1/2 pacote)
1 chávena de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
*250 ml de capacidade

Ganache:
200 ml de natas
200 g de chocolate de culinária

Cobertura:
400 g de Candy Melts ou outras pastilhas coloridas de chocolate para fundir, ou  sucedâneo de chocolate para fundir (há colorido e resulta muito bem).

E ainda, 50 pauzinhos de cake pops (pode usar palitos de espetada, mas os de papel aderem melhor às bolinhas)
Sprinkles coloridos
3 bases de esferovite  (ou 3 ‘oásis’ de florista)

Pré-aqueça o forno nos 180º.
Unte bem uma forma pequena (14 ou 16 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha; forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar.
Coloque a água a ferver.
Com um batedor de varas, bata os ovos com o açúcar.
Junte o óleo, de seguida a água, e mexa bem.
Junte o chocolate, dissolva bem.
Envolva a farinha e o fermento.
Verta na forma e leve a cozer cerca de 25 minutos ou até um palito sair limpo do interior do bolo. Desenforme sobre papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
Faça a ganache, partindo o chocolate em pedaços para um taça de vidro ou metal. Leve as natas a ferver e verta-as sobre o chocolate. Espere uns minutos e mexa com um batedor de varas até obter um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer.
Quando o bolo e a ganache estiverem frios, desfaça o bolo para uma taça grande (reserve algum bolo para o caso da massa ficar demasiado mole) e junte aos poucos ganache amassando com as mãos (à partida não vai precisar da ganache toda). Para testar se a massa está no ponto, faça uma bolinha e espete um palito de cake pop: a bolinha não deve rachar. Derreta em banho-maria a cobertura escolhida (a água do recipiente de baixo não deve tocar no recipiente da cobertura), transfira-a para um copo alto, onde possa mergulhar os cake pops. Faça bolinhas (um pouco mais pequenas do que brigadeiros) e coloque-as sobre papel vegetal. Mergulhe a ponta de um pauzinho de chupa-chupa na cobertura e espete-o numa bolinha até cerca de metade desta. Repita a operação com as restantes bolinhas.  Fixe quais foram os primeiros cake pops que fez, para começar a cobrir esses, pois já terão o pauzinho mais firme.  Mergulhe cada cake pop no copo da coberura, retire, rode o cake pop suavemente para retirar o excesso de cobertura, salpique com os sprinkles (coloque uma taça grande por baixo, para aparar os que caem) e espete em esferovite ou ‘oásis’ de florista até secar.
 
[imagem e receita: Teresa Rebelo in Lume Brando]
 

DECORAR QUARTOS COM ESTILO (I)

| on
julho 01, 2014
Este é o primeiro post do blogue após o refresh de imagem do mês passado. Demorei ainda algum tempo a limar algumas arestas, a "etiquetar" os posts - tarefa que ainda não terminei - e quis começar por algo que gosto mas que, com alguma raridade abordo aqui, e que é a decoração de interiores. Esta área nem sempre me despertou o mesmo interesse que desperta agora, e nem sempre soube muito bem qual o meu estilo preferencial, ou antes os gostos foram mudando conforme a idade e conforme as modas e acho que agora estão a assentar cada vez mais, acompanhando o meu interesse crescente e gosto e vontade pelo tema.
 
Como já disse acima, vou hoje inaugurar esta rubrica em que vou dar a conhecer os meus gostos, preferências, designers, entre outros. Com o tempo e a confiança que for ganhando na abordagem ao tema, quero também começar a dar dicas de decoração, arrumação e organização, sempre de acordo com a minha visão.
 
Hoje começo com a parte da casa que mais tranquilidade me inspira - o quarto! E com uma loja que me deixa sempre encantada em cada visita, acho que não há uma única peça de que eu não goste na Zara Home. Ora deslizem o rato para baixo e digam lá se não concordam comigo.
 
Tenho tendência a gostar de cores mais claras e que transmitam paz. Também gosto de alguns detalhes mais "diferentes" como o candeeiro e a mesinha de cabeceira que aqui mostro. Neste caso concreto, preferia apostar nas almofadas e mantas para conferir alguma cor. Gosto de tons azuis, vermelho escuro ou preto para dar um toque mais unissexo e consensual à decoração do quarto, de outra forma fica um pouco mais ao gosto feminino.
 
Adorava ter um quarto assim com tanto branco!
 






 








 
 


 
[imagens: Zara Home]